Quiche original

A quiche  de farineé um prato típico francês e é muito prático porque é rápido e fácil a preparar. A receita original é esta que vos deixo aqui hoje, que os franceses chamam 'Quiche lorraine'. Se não tiverem tempo, podem usar massa já feita para a base da quiche mas aconselho-vos a experimentar esta receita caseira de massa, faz toda a diferença! Outra coisa prática nesta receita é que os ingredientes do recheio podem ser mudados ou adaptados segundo os gostos de cada pessoa e a nossa imaginação.

Para a massa quebrada:
 - 250g de farinha
- 125g de manteiga 
- 1 gema de ovo
- 50ml de água
- 1 pitada de sal

Para o recheio:
- 400g de bacon fumado em cubos
- queijo ralado
- 300ml de natas
- 3 ovos
- pimenta

Ponha a farinha numa grande tigela e faça um buraco no centro. Corte a manteiga em pedaços e meta-os no buraco que fez na farinha juntamente com a gema de ovo, a água e o sal. Comece a amassar a manteiga com os dedos e incorporando-a à farinha até obter uma massa homógénea. Assim que todos os ingredientes estiverem bem misturados, pare de amassar e forme uma bola. Envolva a bola de massa em papel aderente e deixe reposar no frigorifico durante 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 220°C.
Tire a massa do frigorifico e, com a ajuda do rolo da massa, estenda e transfira para uma forma de tartes. Adapte a massa à forma com os dedos.
Diminua o forno para 200°C e leve a massa ao forno durante 10 minutos.
Durante esse tempo, comece a preparar o recheio: frite o bacon numa frigideira sem adicionar nenhuma gordura durante alguns minutos. Escorra para tirar a gordura e a água que sairam do bacon.
Numa tigela, misture bem os ovos e as natas e tempere com pimenta. Reserve.
Retire a massa do forno. Ponha o bacon na massa e cubra com queijo ralado. Regue com as natas e leve ao forno a 180°C durante 40 minutos até a quiche ficar bem dorada.
Sirva com salada de alface e tomate!

Comentários

Mensagens populares