Pão caseiro

Hoje partilho, com muito prazer, a receita de pão caseiro que descobrimos no site www.750g.com e que é mesmo infalivel! Não paramos de repetir a receita e o pão é mesmo perfeito. Acabaram-se as idas à padaria, sobretudo que aqui no Canadá estava dificil encontrar um padaria a nosso gosto e, quando finalmente encontrámos, o pão custava uma fortuna! Agora fazemos sempre o nosso pão aqui em casa, é divertido, rápido e sobretudo delicioso!


- 1 kg de farinha
- 625g de água morna (atenção: a água não pode estar quente, senão corta o efeito do fermento. A temperatura ideal da água é entre 20 e 40°C)
- 16g de sal
- 30g de fermento de padeiro

Coloque, no robot culinário (com o acessório para amassar), a água, o fermento em migalhas, a farinha, e, por ultimo, o sal.

Escolha a função mais lenta e deixe amassar durante 5 minutos.

Retire o recipiente do robot, cubra com filme alimentar e deixe reposar até a massa ter duplicado de volume (1 ou 2 horas).
Retire o filme de plástico e vá dobrando as extremidades da massa para o interior afim de expulsar o ar que se formou dentro da massa.
Transfira a massa para uma superficie plana, ligeiramente polvilhada com farinha, e continue a manipulação de expulsar o ar.

Forme uma bola e meta-a num tabuleiro de ir ao forno, coberto de papel vegetal. Cubra a massa novamente com filme transparente e deixe reposar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220C.
Retire o plástico e leve ao forno durante 12 minutos. Sem abrir a porta do forno, desça a temperatura para 180C e deixe cozer ainda 10/15 minutos.
Retire o pão do forno e verifique se está bem cozido por dentro: bata com os dedos fechados (como se estivesse a bater à porta) na parte inferior do pão e se o som for oco, é porque está bem cozido.

Comentários

Mensagens populares