Sementeiras

Como já perceberam, hoje não vos trago nenhuma receita mas desejo partilhar convosco este ano o processo das nossas sementeiras em preparação para a nossa horta deste Verão :)


A sementeira é necessária apenas para as plantas mais frágeis e é sobretudo utilizada em países frios como aqui no Canadá.

Cada ano, cultivamos na nossa hortinha os seguintes legumes, dependendo dos anos: diferentes tipos de alface, tomates, pepinos, diferentes tipos de couve, bróculos, couve-flor, cenouras, salsa, feijão verde, abóboras,  alho francês, favas e alhos.

Semeamos na sementeira de interior os tomates e as couves, e depois transferimo-los para a horta quando vierem os dias mais quentes e que já não houver risco de gelo. Aqui onde vivemos, corresponde sempre ao principio do mês de Junho.

É então com muito gosto que vou partilhando convosco cada semana (ou de 15 em 15 dias) a evolução das plantinhas :)
Nestas 2 sementeiras, semeámos: 3 tipos diferentes de tomate, couve galega, couve kale, couves de Bruxelas, bróculos, couve-flor e pepinos.

Normalmente, daqui a uma semaninha já começamos a ver os primeiros rebentos.
Como podem ver, optámos por sementeiras com uma tampa de plástico para guardar a humidade e o calor necessários ao bom desenvolvimento das plantinhas, o que é super importante durante a primeira fase de germinação.

Apesar de estarem cobertas com uma tampa, é importante deixar alguns espaços abertos para permitir uma boa aeração e evitar a criação de fungos.

Como vêem na foto, também instalámos uma lâmpada que simula a luz do dia porque no ano passado notámos que não tinham luz suficiente e as plantinhas inclinavam-se na direção da janela.

E pronto! Agora é só esperar e observar a natureza em ação! :)



Comentários

Mensagens populares